segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Lembranças...

Na minha infância e adolescência, costumava ouvir expressões no dia a dia , que raramente ouço agora. Aliás, se eu as uso, algumas pessoas me olham estranhamente... Me lembrei de algumas:
...Tirar o cavalo da chuva.
... Dar com os burros n'água.
... Onde Judas perdeu as botas.
... Filho de peixe, peixinho é.
... Pau que nasce torto, morre torto.
... No quinto dos infernos.
... Pensando na morte da bezerra.
... Quem não tem cão, caça com gato.
... Da pá virada.
... Chato de galocha.
... Cá com meus botões.
E por aí vai, quem lembrar de outras, postem por favor! Grande beijo

Postagem atualizada


8 comentários:

  1. Lembro de outras... "ela é da pá virada"; "chove canivete"; "ele é meio lelé", "tá prá lá de Marrakeshi"; "vou dar um rolé". Essas coisas são antiiiiiiiigas. Realmente as pessoas devem achar estranho quando falamos.

    ResponderExcluir
  2. No momento não lembro de muitas, mas apenas:"mais sujo que pau de galinheiro", "de papo pro ar", "rei na barriga e a coroa saindo pelo ..." rs.rs.rs... Depois, lembro de outras. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. ...Estou com a pulga atrás da orelha.
    ...pau pra toda obra.

    E vamos nós!

    ResponderExcluir
  4. me lembrei de muitas outras:
    ...Pelas barbas do profeta.
    ...Vai cair um toró.
    ...É de lascar.
    ...Sem choro nem vela.
    ...Ripa na chulipa.
    ...Do arco da velha.
    ...Tirar o pai da forca.
    ...Sebo nas canelas.
    ...Vá plantar batatas.
    ...Bater as botas.
    ...Borocochô.
    ...Ora bolas pipocas.
    ...Do tempo do onça.
    ...Patavinas.
    ...necas de pitibiriba.
    ...Serelepe.
    ...Com a corda no pescoço.
    ...Chorumelas.
    ...Será o Benedito?
    ...Macacos me mordam.

    ResponderExcluir
  5. Lembrei mais um.
    "Quem não te conhece que te compre."

    ResponderExcluir
  6. Lá vai mais:
    "A maré não tá pra peixe."
    " Existe sempre um chinelo velho para um pé cansado."
    " Rente que nem pão quente."
    "Apressado come cru."
    "Virar presunto."
    "Ovelha negra da família."
    "Surdo como uma porta."

    ResponderExcluir
  7. Adorei.. sou relativamente nova e, estas expressões, já ouvi muito.

    "Carne de burro não é transparente."
    "Supimpa"
    "Dar a mão a palmatória"
    "Macaco velho não mete a mão na cumbuca"
    "Depois de onde Judas perdeu as botas"
    "Bulhufas"
    "Tutu" ($$)
    "Matar cahorro a grito"
    "Amigo da onça"
    "Vender o almoço pra comprar a janta"
    "Batata"
    "Tapa na macaca"
    "Duro na queda"
    "Tinindo"
    "Nos Trinques"
    "Onde fui amarrar meu bode?"
    "Nem que a vaca tussa"

    Adorei lembrar de algumas, se me lembrar mais volto aqui.

    bjs e bjks

    ResponderExcluir
  8. ...Levado da breca!
    ...Ripa na chulipa!

    ResponderExcluir